Topo

Blog do Dr. Cristiano Nabuco

Durma menos, engorde mais

Dr. Cristiano Nabuco

04/12/2013 07h00

©-Christopher-Nuzzaco-Fotolia.

©-Christopher-Nuzzaco-Fotolia.

Uma forma, que ajudaria bastante no controle de seu peso talvez possa ser procurar dormir um pouco mais e melhor.

Diversos estudos já alertavam para a correlação percebida entre tempo, qualidade de sono e peso corporal. Pesquisas que acompanharam adultos que dormiam menos que 6 horas por noite e crianças com menos de 9-10 horas de sono, o pouco tempo de sono foi associado a um maior peso corporal.

Mais recentemente, um estudo feito pela Universidade do Colorado diz que apenas um dia na semana dormido de forma irregular já seria o suficiente para refletir os resultados na balança.

O estudo é sério e acompanhou os padrões de sono, bem como os hábitos de consumo alimentar. Os pesquisadores chegaram a estabelecer uma dieta para todos os participantes e que estava de acordo com o metabolismo individual de cada um. Assim sendo, todos deveriam estar consumindo uma quantidade ideal para que seu corpo pudesse assimilar a energia dos alimentos sem gerar grandes variações de peso. E o principal: todos dormiram a mesma quantidade de horas, com qualidade.

Em uma segunda parte do experimento, os participantes foram divididos em grupos que dormiam muito (9 horas) ou muito pouco (5 horas) e que recebiam uma dieta sem restrições. Na sequência, esses grupos foram invertidos quanto ao tempo de sono (quem dormia 9 horas passou a dormir 5 horas e vice-versa), para então medir as variações que isso poderia causar.

A primeira conclusão foi de que, ao contrário da hipótese inicial, menos tempo de sono resultou em um aumento do ritmo do metabolismo. Mas não fique animado(a)! As pessoas do grupo que dormia menos gastavam até 111 calorias a mais no dia, entretanto, por algum motivo, elas não perdiam peso.

E a explicação, você sabe qual foi? Porque, mais do que a quantidade de comida consumida no dia posterior a uma noite de sono mal dormida, era a qualidade desses alimentos que mudavam. Ficou claro? Não? Eu explico.

Um sono ruim aumentava a vontade e o consumo de carboidratos (pães e massas) e, além disso, os horários para comer também mudaram, ficando mais desregulados, além de ter sido registrado um excesso de 'snacks' durante todo o dia seguinte.

No grupo com um sono melhor, entretanto, o inverso aconteceu: as pessoas comiam menos e, o mais importante, instintivamente procuravam por comidas mais saudáveis, menos gordurosas e praticamente não sentiam tanto desejo ou necessidade dos carboidratos. Resumo: elas consumiam até 6% menos de calorias diariamente, se comparadas ao outro grupo do sono ruim.

Outro estudo mais recente, feito pela Universidade de Chicago, mostrou que um sono de baixa qualidade tem o poder de alterar as células de gordura no corpo. Os pesquisadores afirmam que dormir mal faz com que as células de gordura do corpo envelheçam em até 20 anos, ou seja, fiquem menos ágeis para metabolizar a energia estocada no corpo.

Sabe o que isso quer dizer? Significa que dormir menos que a média prevista entre 8 e 9 horas diárias (para um adulto) fez com que o corpo perdesse a "agilidade" para emagrecer.

Mais sono para crianças, mais vontade de se movimentar

Finalmente, uma última pesquisa feita pela Universidade da Pensilvânia acompanhou adolescentes pelo período de até 4 anos. A descoberta: uma hora a mais na média de sono noturno (8 horas por noite) ajudou a diminuir o peso corporal.

Portanto, entende-se que dormir pouco faz com que o corpo sinta a necessidade de se movimentar menos durante o dia, o que favorece o sedentarismo. Além disso, a produção hormonal – que inclui os hormônios associados ao apetite e à saciedade – fica mais desregulada, deixando o gasto energético menos eficiente.

A boa notícia, portanto, é que, ao contrário do que se prega nas rotinas de exercícios e hábitos alimentares (os pilares para o controle ou diminuição do peso), dormir pode contribuir de maneira expressiva para o controle de seu peso corporal. Já não é de hoje que ouvimos a importância de uma boa noite de sono.

Assim, se você é uma daquelas pessoas que sempre está de olho na balança, tente dormir mais e melhor. Seu corpo vai agradecer!…

 

Sobre o autor

Cristiano Nabuco é psicólogo e atua em consultório particular há 32 anos. Tem Pós-Doutorado pelo Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Atualmente trabalha junto ao PRO-AMITI do Instituto de Psiquiatria do HC/FMUSP; Coordena o Núcleo de Terapias Virtuais (SP) e o Núcleo de Psicoterapia Cognitiva de São Paulo. Foi Presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Publicou 13 livros sobre Psicologia, Psiquiatria e Saúde Mental.

Sobre o blog

Neste espaço, são discutidas ideias e pesquisas sobre comportamento humano, psicologia e, principalmente, temas que se relacionam ao cotidiano das pessoas. Assuntos centrais na construção de nossa autoestima, felicidade e vida. Seja bem-vindo(a)!