Topo

Blog do Dr. Cristiano Nabuco

Qual é a cor de sua luz noturna? Saiba que ela pode afetar sua saúde

Dr. Cristiano Nabuco

30/08/2013 07h00

© Stephen Coburn – Fotolia.com

Por acaso você é daquelas pessoas que sempre dormem com alguma luz colorida, de baixa intensidade, acesa em seu quarto, para evitar a escuridão total?

Pois bem, fique então sabendo que este hábito pode gerar algumas consequências negativas para a sua saúde. Pelo menos, é o que afirma um novo estudo publicado, neste mês, no The Journal of Neuroscience.

Na pesquisa, inicialmente foram observados os efeitos destas pequenas lâmpadas em hamsters no período noturno. Assim, quando expostos às luzes de cor azul ou branca, algumas alterações negativas foram verificadas. Quando submetidos a elas, os animais apresentaram alterações expressivas de humor, ou seja, percebeu-se o surgimento de alguns sintomas depressivos. Entretanto, quando expostos a luz de cor vermelha, estes efeitos foram minimizados.

Relógio biológico

Caso você ainda não saiba, a luz é o principal ativador do ritmo biológico e, dessa forma, o organismo está preparado para a vigília durante o dia e o repouso à noite. Neste sentido, ficar acordado (ou exposto à luz) durante a noite pode alterar o relógio biológico.

Assim sendo, pesquisadores indicaram que o sono sob a escuridão total ainda seria preferível, pois a retina contém células fotossensíveis que ajudam o cérebro a regular esse relógio biológico, aquele responsável pelos ciclos de sono-vigília, controle da temperatura corporal e mudanças hormonais.

Desta forma, quando adormecemos – momento em que deveríamos permanecer sob a escuridão total -, a presença eventual de alguma fonte de luz, favorece nosso corpo a continuar recebendo sinais do ambiente, desregulando algumas funções biológicas importantes.

Outros pesquisadores afirmam que estas células fotossensíveis da retina teriam igualmente um papel importante na regulação do humor e das emoções, ou seja, a exposição contínua a estas fontes de luz de menor intensidade está também associada ao desenvolvimento de sintomas depressivos em algumas pessoas.

Imagine então aqueles casos onde trabalhadores continuadamente precisam trocar de turnos e passam assim a noite interira acordados…

Conclusão

Se precisar optar por algum tipo de luminosidade durante a noite, prefira as de cor vermelha, pois seu ritmo biológico será, seguramente, menos afetado.

E, lembre-se: nada de gadgets como tablets e smartphones antes de dormir, pois em função da luminosidade emitida, também alteram a qualidade de seu sono, mas isso é assunto para outro post.

Sobre o autor

Cristiano Nabuco é psicólogo e atua em consultório particular há 32 anos. Tem Pós-Doutorado pelo Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Atualmente trabalha junto ao PRO-AMITI do Instituto de Psiquiatria do HC/FMUSP; Coordena o Núcleo de Terapias Virtuais (SP) e o Núcleo de Psicoterapia Cognitiva de São Paulo. Foi Presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Publicou 13 livros sobre Psicologia, Psiquiatria e Saúde Mental.

Sobre o blog

Neste espaço, são discutidas ideias e pesquisas sobre comportamento humano, psicologia e, principalmente, temas que se relacionam ao cotidiano das pessoas. Assuntos centrais na construção de nossa autoestima, felicidade e vida. Seja bem-vindo(a)!