Topo

Blog do Dr. Cristiano Nabuco

O impacto dos inseticidas no desenvolvimento cognitivo de crianças

Dr. Cristiano Nabuco

12/08/2015 08h00

aleciccotelli - fotolia

aleciccotelli – fotolia

A exposição aos piretroides

Piretroides constituem uma família de inseticidas amplamente utilizados na agricultura (no combate aos insetos e ervas daninhas), na veterinária (presente nos chamados antiparasitários como os carrapaticidas), na saúde pública (no combate ao vetor da dengue) e, finalmente, no uso doméstico (encontrado nos shampoos para combater piolhos ou ainda nos repelentes contra mosquitos e baratas).

Seu modo de ação consiste em bloquear a neurotransmissão em insetos, levando à paralisia nervosa.

A hipótese

Assim, tendo em mente o modo de ação e seus efeitos de neurotoxicidade em insetos, os pesquisadores levantaram a hipótese do possível efeito sobre o sistema nervoso das crianças.

Sabe-se que a exposição das crianças aos piretroides é bastante comum devido à proximidade à poeira no nível do solo (que armazena poluentes), do contato constante dos dedos e os demais objetos que são usualmente levados à boca, além da natural exposição aos ambientes nos quais os inseticidas são utilizados (quarto, sala etc).

Em crianças, os piretroides são absorvidos principalmente através do sistema digestivo, mas também são absorvidos através da pele. Metabolizados no fígado, são eliminados principalmente através da urina.

A investigação

Como a gravidez é um período importante da vida para a saúde futura da criança, os pesquisadores estudaram 3,5 mil mães e seus respectivos filhos entre 2002 e 2006. (1)

Um total de 287 mulheres, selecionadas aleatoriamente, concordou em participar do estudo, avaliando amostras de urina colhidas da mãe nas 6as e 19as semanas de gestação e, finalmente, quando as crianças atingiram os 6 anos de idade.

Para avaliar os possíveis impactos, dois psicólogos foram visitá-los em casa. Um deles, avaliava as habilidades cognitivas da criança (através da Escala Wechsler de Inteligência para Crianças – WISC-, que é um instrumento clínico que tem como objetivo avaliar a capacidade intelectual das crianças e o processo de resolução de problemas).

Já o outro psicólogo analisava o ambiente familiar e a eventual presença de piretroides (através de amostras de urina da criança e amostras de poeira na residência).

Resultados

Os dados mostram que o aumento de dois metabolitos (3 PBA e cis-dbca) presentes na urina de crianças foi associado a uma diminuição significativa no desempenho cognitivo, ou seja, maior concentração de piretroides, menor foi a habilidade cognitiva registrada de cada criança.

As habilidades intelectuais mais baixas se traduziram fundamentalmente em uma maior dificuldade para a concentração, compreensão do seu entorno e, finalmente, em uma piora na aquisição de novos conhecimentos.

Conclusão

Inseticidas piretroides, em geral, podem afetar negativamente o desenvolvimento cognitivo de crianças, conforme verificado na investigação descrita.

"As consequências de um déficit cognitivo em crianças para sua capacidade de aprendizagem e de desenvolvimento social constitui uma desvantagem para o indivíduo e para a sociedade. O esforço de investigação deve prosseguir, a fim de identificar as causas que poderiam ser alvo de medidas preventivas", finaliza Jean- François Viel, um dos coautores desta investigação.

Para se pensar

Vamos falar mais abertamente então?…

Obviamente que novas investigações devem ser conduzidas, entretanto, é interessante notar que nós, os pais, cada vez mais, procuramos diminuir todas as possibilidades que uma má educação, por exemplo, pode oferecer. Assim, somos "experts" em buscar escolas que sejam mais adequadas.

Além disso, procura-se criar mais consistência no processo educacional dos pequenos, ou seja, sendo firmes e diretivos na condução dos filhos ou, ainda, aumentando as chances de se oferecer uma boa nutrição através de uma alimentação mais equilibrada.

Entretanto, certos costumes, como usar inseticidas em casa, podem nos passar totalmente desapercebidos e criar efeitos imprevisíveis e totalmente indesejáveis.

Assim, seja qual for sua etiologia, esses déficits cognitivos devem ser prevenidos, pois são de suma importância para a saúde mental presente e futura de nossos pequenos.

É bom ficarmos atentos.

 

Referencias

(1) http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0160412015001245

 

 

Sobre o autor

Cristiano Nabuco é psicólogo e atua em consultório particular há 32 anos. Tem Pós-Doutorado pelo Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Atualmente trabalha junto ao PRO-AMITI do Instituto de Psiquiatria do HC/FMUSP; Coordena o Núcleo de Terapias Virtuais (SP) e o Núcleo de Psicoterapia Cognitiva de São Paulo. Foi Presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Publicou 13 livros sobre Psicologia, Psiquiatria e Saúde Mental.

Sobre o blog

Neste espaço, são discutidas ideias e pesquisas sobre comportamento humano, psicologia e, principalmente, temas que se relacionam ao cotidiano das pessoas. Assuntos centrais na construção de nossa autoestima, felicidade e vida. Seja bem-vindo(a)!