Topo

Blog do Dr. Cristiano Nabuco

Tem um problema? Uma boa noite de sono é a melhor maneira de resolvê-­lo

Dr. Cristiano Nabuco

12/02/2014 14h39

© olly - Fotolia.com

© olly – Fotolia.com

Um estudo feito pela Universidade de Lancaster, no Reino Unido, confirmou o velho conselho, que muitas pessoas já ouviram de seus pais e avós, de que, quando temos uma dificuldade, a melhor saída é a de "dormir sobre o problema", ou seja, segundo eles, então, uma boa noite de sono nos ajudaria a encontrar uma solução para uma questão importante, ainda sem solução.

O estudo publicado no periódico Memory & Cognition comparou uma série de indivíduos na resolução de alguns dilemas. Os sujeitos foram divididos em três grupos. O primeiro grupo teve um dia inteiro para resolver algumas questões que lhes foram apresentadas, enquanto que o segundo grupo teve uma noite de sono livre – em ambiente controlado – antes de voltar ao laboratório e finalizar suas respostas. E, finalmente, o terceiro grupo (o controle) não tinha intervalo algum e precisava dar as respostas prontamente.

Entre os participantes – homens e mulheres com idade entre 27 e 34 anos – aqueles que tiveram um período de sono noturno antes de darem as respostas apresentaram um rendimento muito superior aos outros dois grupos e conseguiram, inclusive, resolver as questões insolúveis (que haviam ficado sem respostas) no período anterior ao intervalo do sono.

Uma observação interessante foi a de que uma boa noite de descanso foi especialmente importante nos acertos envolvendo respostas categorizadas como "mais difíceis". Nas respostas mais fáceis, entretanto, todos os grupos tiveram um rendimento similar.

A conclusão, portanto, agora científica, é que uma noite de repouso nos ajuda a solucionar problemas muito complexos com os quais nos deparamos, independente de outros fatores.

Outra questão que já havia sido levantada por pesquisas anteriores era se o sono, de fato, poderia dar "ânimo" aos indivíduos para continuar o trabalho de resolução, entretanto, a presente pesquisa aponta que não. Assim sendo, não seria apenas uma questão de desenvolvermos uma renovada motivação, mas uma real e efetiva melhora das funções cerebrais.

Quem já não passou por uma situação na qual era impossível resolver uma determinada questão no momento, mas depois de algum tempo "lembramos" como que magicamente da resposta? O que talvez tenha faltado neste caso seja o de ter dado uma "mão" ao nosso cérebro para poder ocupar-se a respeito do problema.

De acordo com os pesquisadores, o sono tem, comprovadamente, impactos positivos nas nossas habilidades neuronais e cognitivas (saiba mais). Um bom sono noturno melhora nossa capacidade de memorizar, aumenta nossa agilidade na tomada de decisões, além de também criar melhores resultados em nossa capacidade criativa.

Portanto, após uma noite de sono, nosso cérebro tem mais facilidade para acessar informações pendentes do dia anterior.

Os cientistas citam até mesmo um possível mecanismo chamado "spread activation", ou seja, uma forma mental de se lembrar de um problema ao  refazer os caminhos mentais para buscar uma nova solução (suprimindo falhas anteriores de raciocínio). Seria o equivalente do conhecido "eureka".

Conclusão

Por isso, a partir de agora, quando tiver que escolher entre fazer horas extras para resolver um problema ainda pendente ou, por exemplo, parar para descansar, decida por interromper o trabalho e ir para sua cama. No dia seguinte, seguramente, suas decisões serão mais acertadas.

Pense: é muito mais significativo buscar uma decisão correta, ainda que demande um pouco mais de tempo, do que uma decisão mais rápida, porém imprecisa.

"Não há dor que o sono não consiga vencer" – Honoré de Balzac

Sobre o autor

Cristiano Nabuco é psicólogo e atua em consultório particular há 32 anos. Tem Pós-Doutorado pelo Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Atualmente trabalha junto ao PRO-AMITI do Instituto de Psiquiatria do HC/FMUSP; Coordena o Núcleo de Terapias Virtuais (SP) e o Núcleo de Psicoterapia Cognitiva de São Paulo. Foi Presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Publicou 13 livros sobre Psicologia, Psiquiatria e Saúde Mental.

Sobre o blog

Neste espaço, são discutidas ideias e pesquisas sobre comportamento humano, psicologia e, principalmente, temas que se relacionam ao cotidiano das pessoas. Assuntos centrais na construção de nossa autoestima, felicidade e vida. Seja bem-vindo(a)!