Topo

Blog do Dr. Cristiano Nabuco

Sucesso profissional está ligado à positividade, conclui uma nova pesquisa.

Dr. Cristiano Nabuco

06/11/2013 07h00

© Tomnamon - Fotolia.com

© Tomnamon – Fotolia.com

Um estudo interessante, feito na Universidade da Califórnia, diz que a felicidade pode promover o sucesso em sua carreira. Você conseguiria adivinhar a razão disso?…

É tudo bem simples, eu explico. Pessoas mais felizes estão geralmente mais satisfeitas com seu trabalho e, consequentemente, tendem a ficar mais em evidência, o que seria bastante natural. E, ficando mais em evidência, passam a ser mais lembradas por seus superiores e consequentemente tendem a subir mais rápido do que seus pares.

Como já explicado por Darwin no processo evolutivo, aqueles que se destacam no bando, subindo os degraus da hierarquia, tornam-se os líderes naturais do grupo, ganhando a prioridade na alimentação, na escolha dos parceiros para acasalamento, na facilidade para tomar decisões, ou seja, tornam-se o que se denomina em biologia de macho ou fêmea "alfa".

Assim sendo, embora tenhamos deixado para trás há tempos nossa evolução mais animal e, felizmente, não tenhamos mais que brigar para conseguir um pedaço de carne, no mundo de hoje, as atitudes que trazem alguma forma de evidência conseguem ser efetivas para ajudar a compor o que se denomina de sucesso profissional. Portanto, as pessoas que se destacam pela sua felicidade, podem potencialmente se tornar líderes do bando.

Outro dado que também foi observado na pesquisa foi o fato de que pessoas que se mantêm a maior parte do tempo sendo positivas, quando lidam com alguma situação ruim, recebem maior apoio dos colegas. Quando as pessoas se habituam a conviver com alguém que é mais positivo em termos de atitudes e de ideias, o grupo tende a ficar mais atento às suas reações e, portanto, recebem também maior apoio nos momentos de necessidade. Ou seja, cria-se uma via de mão dupla onde dar e receber apoio irrestrito são umas das características presentes.

Entretanto, quando alguém tem uma atitude predominantemente negativa, a expectativa social do meio é de que esta pessoa se destaque mais por relatar seus problemas ou suas dificuldades (em vez de seu sucesso), criando como resultado um maior antagonismo entre os colegas e, como consequência desta postura, passa a obter menores níveis de apoio e de aprovação.

Esta pessoa tem tudo para se tornar um macho ou fêmea alfa "às avessas", pois são lembrados muito mais pelas suas características negativas e de falta de determinação, sendo batizados então pela denominação de machos ou fêmeas "beta".

As pessoas mais positivas, entretanto, têm outro ponto a favor no ambiente de trabalho e que talvez explique parte de seu sucesso na carreira. Um comportamento mais positivo, por exemplo, faz com que os colegas de trabalho fiquem mais encorajados a expressar suas opiniões. Assim sendo, quando temos uma pessoa mais positiva ao nosso redor, tendemos, sem perceber, a nos sentir mais encorajados a fazer igual, oferecendo, através do exemplo, mais determinação para o grupo assumir atividades e ações mais arriscadas.

Concluindo nosso raciocínio: pessoas positivas se destacam mais, recebem mais apoio, tornam-se ainda mais satisfeitas, recebem mais atenção dos superiores e, portanto, acabam inevitavelmente tornando-se uma liderança natural.

E você, por acaso saberia dizer qual papel é mais usual em sua vida profissional?  "Alfa" ou "beta"?…

É evidente que todos nós, indistintamente, temos dias que são melhores, enquanto outros nem tanto, todavia, a habilidade pessoal de manejar as inversões que fogem ao nosso controle torna-se fundamental neste processo de equilíbrio, ascensão e realização pessoal.

Adquirir uma postura mais positiva, em vez de uma negativa, portanto, torna-se apenas uma questão de treino.

Há um provérbio índio americano que diz que dentro de nós existem dois cachorros. Um deles, cruel e mau; enquanto o outro, dócil e muito bom. Entretanto, os dois estão sempre brigando.

A pergunta inevitável que nos vem à mente, afinal de contas, é: qual dos dois ganha a briga?…

A resposta é bastante simples: provavelmente aquele que você alimentar mais.

Pense nisso!

______________________________________________________________

Se você gostou desse tema, leia mais em:

a) "Você está no controle de seu destino?": http://cristianonabuco.blogosfera.uol.com.br/2013/06/28/voce-esta-no-controle-do-seu-destino/

b) "A importância de termos um sonho": http://cristianonabuco.blogosfera.uol.com.br/2013/07/19/a-importancia-de-termos-um-sonho/

 

Sobre o autor

Cristiano Nabuco é psicólogo e atua em consultório particular há 32 anos. Tem Pós-Doutorado pelo Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Atualmente trabalha junto ao PRO-AMITI do Instituto de Psiquiatria do HC/FMUSP; Coordena o Núcleo de Terapias Virtuais (SP) e o Núcleo de Psicoterapia Cognitiva de São Paulo. Foi Presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Publicou 13 livros sobre Psicologia, Psiquiatria e Saúde Mental.

Sobre o blog

Neste espaço, são discutidas ideias e pesquisas sobre comportamento humano, psicologia e, principalmente, temas que se relacionam ao cotidiano das pessoas. Assuntos centrais na construção de nossa autoestima, felicidade e vida. Seja bem-vindo(a)!