Topo

Blog do Dr. Cristiano Nabuco

A importância de termos um sonho

Dr. Cristiano Nabuco

19/07/2013 07h00

© Rolf Brenner/cultura/Corbis

Provavelmente quase ninguém discordaria de minha afirmação de que viver não é das tarefas mais fáceis.

É fato que cada pessoa elege aquilo que lhe seria razoável para que a busca de sua felicidade pessoal possa ocorrer, ou seja, fazer a tão sonhada viagem, realizar aquele projeto da casa nova, mudar de emprego etc, mas, ao que tudo indica, se quisermos, de alguma maneira, prosperar, necessitaríamos desenvolver algumas habilidades para manejar este nosso cotidiano tão conturbado e, finalmente, podermos enfim realizar nossas metas.

Aparentemente, alguns indivíduos são mais instrumentalizados do que outros, e conseguem extrair da vida mais satisfação e realização. São os conhecidos  "sortudos".

Outros, entretanto, são mais frustrados e amargurados, não hesitam em colocar nas prateleiras de sua existência as consequências de suas privações e, para esses, a vida aparenta não andar tanto como gostariam.

Assim, embora notemos as diferenças de temperamento que permitem a alguns serem mais (ou menos) resilientes do que outros, algumas questões merecem nossa atenção.

Eu vou explicar.

Desenvolvendo a esperança

Pesquisadores conduziram há alguns anos atrás três meta-análises. Seus resultados mostraram que ao se ampliar a esperança pessoal, essa poderia levar a praticamente tudo, isto é, desde um melhor desempenho na escola, obter mais sucesso no trabalho, até níveis de maior felicidade geral. De acordo com eles, "Quando estamos animados sobre 'qual será o próximo passo', passamos a investir muito mais em nossa vida diária, e isso nos projeta além dos desafios atuais".

Fique atento, entretanto, ao fato de que não estou falando em desenvolver um otimismo, pois isso implica apenas em atuar em nossa postura pessoal perante a vida, como, por exemplo, acreditar que o futuro poderá ser melhor do que o presente.

Na verdade, se você for prestar atenção, irá verificar que eu estou indo um pouco mais além. Estou falando, na verdade, em se movimentar na direção a algo muito maior.

Provavelmente, você deve estar se perguntando: "como assim"? Deixe-me então lhe explicar.

Para que possamos construir uma atitude mais positiva, influenciada então por esta "esperança", precisamos, antes de mais nada, olhar para nosso íntimo e perceber quais são, de fato, os nossos sonhos.

Os sonhos e o sentido de vida

Todos nós, adultos ou crianças, sempre tivemos nossos sonhos. Dos mais primitivos aos mais elaborados, tais constructos mentais servem para sustentar nosso cotidiano e dar assim um maior sentido à nossa existência.

Não estou falando aqui em realizar coisas menores, pois ainda que você já tenha crescido e continue no mesmo padrão dos desejos, isso lhe manteria no mesmo nível das fantasias infantis de realização, impedindo-o provavelmente de amadurecer.

Como você já cresceu, entenderá então que eu estou me referindo a algo muito maior.

Refiro-me, na verdade, a uma coisa que sustentaria o sentido de sua vida e que teria o poder de costurar melhor as experiências de seu cotidiano. Para termos esperança, precisamos então compreender nossa função existencial, de hoje e de agora.

A propósito, por qual razão mesmo você sai da cama todos os dias?…

Shakespeare costumava dizer que "nós somos do mesmo tecido de que são feitos os sonhos", portanto, apenas as coisas de maior calibre poderão permitir-lhe viver de uma maneira na qual você consiga transcender o sentido de sua existência atual e finalmente se realizar de maneira digna.

Aumentar suas economias não transcende ninguém, ter uma promoção no trabalho, acredito que também não, comprar outro carro, menos ainda. Por favor, não se aborreça comigo, pois estou tentando lhe dar uma pista importantíssima que é a de que há algo muito importante que ainda poderia ser feito em sua vida e achar essa pista poderá fazer toda a diferença.

O que aconteceu no Brasil recentemente com as manifestações sociais é parte do que estou tentando lhe falar. Algo que, de fato, nos contamina e nos faz verdadeiramente caminhar. Veja que nem de longe estou dizendo que a saída seria política, mesmo porque, cada um é que tem que achar o seu próprio sentido (e aqui, vale dizer, isso muda radicalmente de pessoa para pessoa).

É possível que a esta altura você tenha curiosidade e me pergunte qual seria o meu sentido de vida. Bem, dentre as várias questões, talvez uma delas seja escrever para você.

Lembre-se sempre: nós somos do tamanho de nossos sonhos.

 

 15 razões para perseguir seus sonhos

© Lawrence Manning/Corbis

1. O segredo da vida é compartilhar. Então se você está seguindo seus sonhos é preciso compartilhar palavras, inspirações e experiências de vida com os outros também. Seguir seus sonhos é inspirar outras pessoas a fazer o mesmo.

2. Correr atrás dos seus sonhos faz com que a coragem aflore. A coragem é o combustível para o sucesso na vida. Quanto mais você se concentrar nele, mais coragem vai ter.

3. Sonhadores são independentes. É preciso aprender a fazer a diferença por si próprio, de forma autosuficiente.

4. Os sonhos podem fazer você deixar de lado as coisas ruins da vida. Você vai ter que escolher entre os sonhos e o drama cotidiano. E todo o sofrimento vai parecer muito menor quando você escolher os sonhos.

5. Ter sonhos faz com que você tenha algo para inspirar seus filhos. Eles vão seguir seu exemplo e acreditar que tudo é possível quando se põe algo na cabeça.

6. Para realizar seus sonhos você vai aprender que a experiência de falhar é parte do processo para se ter sucesso. Falhar não é tão ruim assim se você tem um objetivo claro e maior.

7. Arrependimentos são coisas horríveis. Os sonhos são algo que fazem com que os arrependimentos não façam sua vida mais amarga.

8. Nunca se é velho demais para ter um sonho. A idade significa que você sabe exatamente o que quer.

9. Quando se é sonhador, as pessoas olham para você com mais interesse. E isso faz com que elas também desenvolvam um sentido na vida.

10. Perseguir seus sonhos é algo que dá um frio na barriga. Mas o medo faz com que as pessoas se sintam mais vivas e foquem mais nos objetivos.

11. É até divertido provar que o mundo está errado, então porque não remar contra a maré?

12. Quando perseguimos nossos sonhos descobrimos que os limites impostos não são tão incapacitantes. Sonhar é uma maneira de sentir que tudo é possível.

13. Quando você realizar seu sonho, você vai ser o primeiro a entender como tudo chegou àquele ponto. Então compartilhe suas experiências, sabendo que você já esteve naquelas primeiras fileiras de ouvintes, tentando fazer com que desse certo.

14. Seus sonhos não têm limites. Então depende de você fazer com que esses sonhos, grandes ou pequenos, entrem nos trilhos e atinjam os objetivos que você traçou.

15. Um sonho é forte o suficiente para definir você. Quando você atingir seu sucesso, ninguém mais poderá dizer o que você pode ou não fazer.

Boa sorte!

 

Sobre o autor

Cristiano Nabuco é psicólogo e atua em consultório particular há 32 anos. Tem Pós-Doutorado pelo Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Atualmente trabalha junto ao PRO-AMITI do Instituto de Psiquiatria do HC/FMUSP; Coordena o Núcleo de Terapias Virtuais (SP) e o Núcleo de Psicoterapia Cognitiva de São Paulo. Foi Presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Publicou 13 livros sobre Psicologia, Psiquiatria e Saúde Mental.

Sobre o blog

Neste espaço, são discutidas ideias e pesquisas sobre comportamento humano, psicologia e, principalmente, temas que se relacionam ao cotidiano das pessoas. Assuntos centrais na construção de nossa autoestima, felicidade e vida. Seja bem-vindo(a)!