Topo

Blog do Dr. Cristiano Nabuco

Você é uma pessoa "multitarefa"?

Dr. Cristiano Nabuco

26/04/2013 09h00

Corbis

A necessidade de conciliar trabalho e outros afazeres nos dias de hoje tem aumentado de maneira expressiva. Todos parecem ter que ser hábeis em fazer tudo ao mesmo tempo e agora. E não foi por acaso que nesta semana um artigo sobre a multitarefa (ou multitask, no termo em inglês), publicado na revista americana "Time" abordou o tema. Bem, se você ainda não sabe, multitarefa é a habilidade de realizar várias coisas ao mesmo tempo. Provavelmente você já faz isso sem saber.

Em um estudo de 2009, o pesquisador de Stanford Clifford Nass desafiou 262 estudantes universitários para completar experimentos que envolveram três coisas: (a) realizar atividades, (b) filtrar informações irrelevantes, e (c) usar a memória de trabalho. A expectativa era mostrar o quanto que fazer várias coisas ao mesmo tempo poderia ser produtivo, entretanto, o resultado foi totalmente o oposto. Eles descobriram as pessoas multitarefas foram péssimas nas três tarefas avaliadas.

Vários estudos indicam que realizar muitas atividades é, na verdade, contraprodutivo. O que realmente acontece quando estamos realizando uma série de coisas simultaneamente é que nosso cérebro coloca atenção em apenas uma atividade de cada vez e, quando necessário, muda o foco do interesse, saltando assim de uma coisa para outra. Neste sentido, ir e vir continuadamente faz com que nossas operações mentais se alternem excessivamente, criando um resultado altamente negativo. E você, como conduz suas tarefas?… Foca em apenas uma de cada vez ou realiza várias ao mesmo tempo?

Saiba então que os indivíduos multitarefas, se comparados aos que se dedicam apenas a uma atividade, frequentemente apresentam resultados inferiores, pois reduzem sua capacidade de compreensão e precisão de respostas.

Assim sendo, da próxima vez que você for realizar algum trabalho, ler um livro ou qualquer coisa que exija sua atenção e concentração, fique atento e siga as dicas abaixo, que seu cérebro agradece!

Sobre o autor

Cristiano Nabuco é psicólogo e atua em consultório particular há 32 anos. Tem Pós-Doutorado pelo Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Atualmente trabalha junto ao PRO-AMITI do Instituto de Psiquiatria do HC/FMUSP; Coordena o Núcleo de Terapias Virtuais (SP) e o Núcleo de Psicoterapia Cognitiva de São Paulo. Foi Presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Publicou 13 livros sobre Psicologia, Psiquiatria e Saúde Mental.

Sobre o blog

Neste espaço, são discutidas ideias e pesquisas sobre comportamento humano, psicologia e, principalmente, temas que se relacionam ao cotidiano das pessoas. Assuntos centrais na construção de nossa autoestima, felicidade e vida. Seja bem-vindo(a)!